segunda-feira, 5 de março de 2012

OBESIDADE - Você pode evitar esse risco!

MOVIMENTE-SE

Atividade física é fundamental para manter o peso sob controle em qualquer idade de nossas vidas.

Todavida durante a gestação, alongamento, natação, hidroginastica, caminhada e yoga são as atividades mais indicadas e constumam ser permitidas do terceiro ao oitavo mês.

Quem já praticava exercícios e mesmo atletas, devem reduzir a carga máxima no início da gestação, para até 70% do que costumavam fazer, nos últimos meses essa carga deve cair para 40% ou 50%. Essas são indicações gerais que a maioria dos obstetras dão para casos de gestação cuja mãe apresenta quadro estavel e saudável!

Mas antes de iniciar qualquer pograma de condicionamento ou seguir com ele, conserve com seu obstetra para que ele possa te auxiliar na melhor decisão quanto a modalidade e frequencia ideais ao seu caso.

Enquanto Terapeuta Corporal, Doula e Mãe vou listar abaixo alguns desconfortos sugeridos no período da gravidez e medidas de conforto físico para alívio, visando sempre o bem estar e a saúde da mãe e bebê.

DORES LOMBARES E PROBLEMAS DE ARTICULAÇÃO:
Os quilos extras aumentam o impacto nas articulações de joelhos, tornozelos, quadris e região lombar, fazendo com que muitas grávidas sofram até com um mero caminhar.

Seria vital fortalecer essas regiões com caminhadas, ginástica localizada e massagem para alívio da dor.

ESTABILIDADE FÍSICA:
O crescimento da barriga faz com que o corpo da mulher fique pendendo para frente.  Essa mudança no centro da grevidade afeta a estabilidade e o equilíbrio. Aulas de Biodanza, Yoga, Pilates e Terapia Corporal, são uma boa indicação pois além de inúmeros benefícios mãe/ bebê desenvolve uma consciência corporal.

CANSAÇO, INSÔNIA, EXCESSO DE PESO:
Tanto na gravidez quanto no pós-parto, os exercícios aeróbicos não devem ficar de lado. Em todo esse processo, caminhada e natação são ótimas apostas.


BOA GRAVIDEZ!!!

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